quarta-feira, 11 de julho de 2012

"Banco de Portugal prevê para 2012 algo que não acontece desde 1943"


Portugal venderá mais ao exterior do que compra. Será sustentável a prazo? Economistas esperam para ver.

Esta noticia cujo link para aqui transporto podia ser positiva e até animadora. Não sendo economista, no próprio artigo há da parte de alguns,  um certo cepticismo.

A mim parece-me que é uma falsa questão. A redução das importações deve-se fundamentalmente à quebra do consumo e à não reposição de stoks de produtos essenciais, nomeadamente bens alimentares que já escasseiam no mercado e como é normal quanto menor é a oferta maior é o custo,  o que tem consequências previsíveis.

Tenho algumas dúvidas se nalguns casos certas exportações (à bruta) têm assim um efeito tão positivo como se pretende fazer crer.

Deixo um exemplo: Um dos produtos nacionais de grande e crescente consumo é a nossa sardinha: Quem nos últimos tempos procurou consumi-la nas tradicionais sardinhadas e nas festas de Stº António e S. João, sabe a que preço as pagou e com qualidade muito fraca, dada a ausência de gordura.
As razões são diversas e daria para um post dos compridos. Mas uma delas deve-se a um aumento exponencial na exportação nomeadamente na congelada e em conserva.
Creio que comer uma sardinha se começa a tornar num luxo pouco suportável para um número considerável de famílias.

Temo que por este andar algo que não acontece desde esse tal ano de 1943 e nessa época, se repita. Refiro-me às tristemente célebres “ senhas de racionamento”

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

A minha mãe e o meu pai contavam histórias incríveis sobre as senhas de racionamento e a candonga consequente!
Esperemos que não se repita uma situação tão triste para quem não tivesse sogros ou pais com os celeiros cheios...
Sorte a dos meus pais que até podiam contar com essa ajuda, apesar da família ser numerosa dum lado e do outro!

Abraço