terça-feira, 2 de agosto de 2011

Será esta a solução preconizada para resolver os problemas em Portugal?


O grupo "Foxconn Technology" vai substituir trabalhadores, durante os próximos três anos, por um milhão de robôs. A empresa de Taiwan, responsável pela montagem do IPhone e do IPad, justifica-se pelos crescentes custos da mão-de-obra.

A empresa, que já foi questionada pelas condições de trabalho, está a planear "usar robôs para as tarefas simples da linha de montagem, como a pulverização e a soldagem, realizadas principalmente por trabalhadores", referiu o presidente da "Foxconn", Terry Gou.O presidente acrescentou ainda que a empresa, que já tem cerca e 10 mil robôs em funcionamento, "vai introduzir, no próximo ano, mais 300 mil, para que a empresa atinja, em 2014, um milhão de aparelhos". As principais motivações serão o corte em despesas operacionais, devido aos crescentes salários dos trabalhadores, e o aumento da eficiência na produção.A "Foxconn", que emprega actualmente 1,2 milhões de trabalhadores, é uma das maiores fabricantes do mundo de componentes informáticos e montagem de produtos para diversas empresas, como a Apple, a Sony e a HP. A questão da mão-de-obra utilizada pela "Foxconn" é, de acordo com a agência de notícias chinesa "Xinhua", uma questão polémica há mais de um ano, quando 11 trabalhadores da empresa se suicidaram.

Ver link acima 

2 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Fábrica que fica aqui ao lado de Hong Kong (Shenzen), Rodrigo.
Percebo que queiram substituir os trabalhadores por robôs.
Já estavam a pagar aos trabalhadores, que só trabalham entre 12 e 14 horas por dia, mais de 120 euros/mês!!
Como é que isto pode ser?
Lá se ia a m#$%^do milagre económica à vida, não era?
Como já comentei hoje - já perceberam o milagre?
Afinal, ninguém caminhava sobre as águas.
Havia era pedras escondidas onde apoiavam os pés.
Um abraço

Isa GT disse...

Depois se o pessoal fosse esperto e acreditasse na força que tem unido, mais a mais com a ajudinha da tecnologia e da net... os robôs que lhes comprassem os produtos.


Bjos