sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Tem de haver culpados por estarmos mais pobres"

Não é meu costume usar muito o Enjº Belmiro de Azevedo como fonte de inspiração para os meus posts. Nem acredito que esteja mais pobre. Mas até acho que tem razão (ver Noticia)

Belmiro de Azevedo refere que «alguém foi responsável por todos os portugueses estarem 30 a 40 por cento mais pobres neste período mais recente», considerando que «tem que haver culpados»

O empresário Belmiro de Azevedo afirmou à Lusa que «alguém foi responsável por todos os portugueses estarem 30 a 40 por cento mais pobres neste período mais recente», considerando que «tem que haver culpados».

Questionado sobre a possibilidade Portugal ter uma investigação formal para apurar quem esteve na origem do elevado endividamento do Estado, Belmiro de Azevedo considerou que «é preciso saber porquê», acrescentando que «tem que haver culpados nomeadamente aqueles que foram responsáveis pela gestão do país».


Em declarações à Lusa, o presidente da Sonae Capital afirmou que «alguém foi responsável por todos os portugueses e muitas empresas neste período mais recente estarem 30 a 40 por cento mais pobres».

O membro do Banco Central da Islândia Gylfi Zoega defendeu que Portugal deve investigar quem está na origem do elevado endividamento do Estado e bancos, e porque o fez.

«Temos de ir aos incentivos. Quem ganhou com isto? No meu país eu sei quem puxou os cordelinhos, porque o fizeram e o que fizeram, e Portugal precisa de fazer o mesmo. De analisar porque alguém teve esse incentivo, no Governo e nos bancos, para pedirem tanto emprestado e como se pode solucionar esse problema no futuro», disse.

Também o presidente da Comissão de Inquérito à Crise Financeira (FCIC, na sigla inglesa) do Estados Unidos, Phil Angelides, aconselhou uma investigação semelhante em Portugal e na Europa, como forma de apurar os factos que levaram à actual crise.

Agencia Financeira (via Portugal diário)

1 comentário:

Isa GT disse...

O que chateia é que aqui pode haver milhentas investigações, comissões, inquéritos,... e fica tudo... em niente :(
Acho que é isto ainda consegue chatear mais do que ficar mais pobre... viver dentro de uma Máfia.

Bjos