segunda-feira, 8 de junho de 2009

E agora?

No curto espaço de tempo que passou desde que se conheceu o resultado das eleições Europeias e se conheceram as tristezas de uns e alegrias de outros e sem pretender armar-me em analista politico, creio que há um dado indesmentível: O PS e a sua liderança levaram um banho como há muito não se via.

Embora as eleições sejam para órgãos diferentes, passar de uma maioria absoluta para menos de 30% é no mínimo humilhante.Perder 1/2 milhão de votos é obra! Obra que tem um responsável, responsável esse que tem tem nome.

Repare-se nas declarações do Engº José Sócrates ao "aceitar" a derrota "o governo vai manter a mesma linha de rumo".

Sobre isto recordo aquela velha expressão" de derrota em derrota até à derrota final".

Quer isto dizer que vamos continuar a assistir à teimosia e arrogância do primeiro Ministro e da sua equipe nos próximos 3 meses e vermos uma nova derrota igual ou pior do que aquela agora sofrida... e não há nada a fazer para a evitar? Que isto dizer que vamos ter que gramar com a Drª Manuela Ferreira Leite como 1º Ministro? apoiada num PS esfrangalhado mas suficiente para viabilizar um Governo do bloco central mais ou menos disfarçado?

Não tenho duvidas que é do PS que este País precisa a governar e sendo previsível que não vá ter a maioria absoluta, terá que fazer acordos parlamentares com as forças de esquerda presentes no Parlamento.

Agora não tenho duvidas(mesmo que desvie o rumo) com José Sócrates á frente do Governo só por milagre (e eu não acredito em milagres) o PS terá uma nova maioria, mesmo relativa.

Onde estão (ou que estão a fazer) os Socialistas que há muito não se reviam neste liderança?

Já que Sócrates não teve a iniciativa de se demitir há meios para o demitir apesar do curto espaço de tempo que falta. Há que segurar a cantareira antes que caía e não esperar para apanhar os cactos.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ZUEeBhhuUos&feature=related
Rogério Henriques