quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fracos Reis...

Citando de cor Camões, o mesmo terá dito mais ou menos isto " Fracos Reis, fracos fazem as fortes gentes"

Quando "vemos ouvimos e lemos" algumas citações dos clássicos não podemos deixar de fazer um paralelo com o momento em que nos encontramos.

Não tendo nada contra a classe politica em geral e não conhecendo outro regime melhor do que aquele em que são os políticos a dirigir os destinos das nações (refiro-me, claro aos regimes democráticos) não deixa de ser deprimente ver como alguns desses políticos se agarram ao poder como lapa à rocha. Isto a propósito do conjunto de políticos e ex-políticos que envoltos em escândalos continuam a exercer funções como se nada se passasse e passam o tempo a atirar com areia para os olhos dos Portugueses.

Recordo António Guterres, António Vitorino e Jorge Coelho e as atitudes que tomaram em situações diferentes, mas que mostraram que não estavam agarrados ao poder e tiveram a coragem de se demitir quando a sua honra foi posta em causa.

Espero que alguns políticos da nosso País também sejam capazes de se demitir, pois como é mais do que previsível (sondagens encomendadas à parte) nas próximas eleições (dentro de dias) os resultados serão bastante clarificadores e se não o forem nos resultados de cada Partido selo-ão pelos menos nos resultados da abstenção e aí sim terão que ser tiradas ilações. Eu sou daqueles que pensa que a abstenção não reflecte o desinteresse dos eleitores, mas a incapacidade dos políticos do presente mobilizarem esses mesmos eleitores.

Sem comentários: