sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio de 2009

Algum "saudosismo" de que enfermo levou-me a procurar uma foto memorável das varias tiradas naquela que foi a primeira grande manifestação em liberdade na nossa terra, o 1º de Maio de 1974.

Existe um conjunto de fotos desse dia memorável mas não consegui encontrar uma a tempo de aqui a publicar.

No entanto tenho-as gravadas não em formato digital, mas na minha memória. Recordo aquela praça Stephens a transbordar de gente que bem apertadinha chegava até à rotunda do vidreiro.

Como em cada acontecimento há sempre uma personalidade que sobressai na minha memória quero recordar aqui o "Toino Ganiço"

Desde que me lembro depois da meia noite do dia 1 de maio ouviam-se de vários locais, foguetes a estalar no silêncio da noite. Desde Muito pequeno que me diziam que era o dia trabalhador e por ser proibido festejar esse dia era durante a noite que varias pessoas de vários locais distantes para evitar ser apanhados, lançavam foguetes.

Soube mais tarde já em liberdade quem era o homem que organizava esta acção, de seu nome António de Sousa Júnior( se a memória não me trai) mas eu recordo-o simplesmente como o Toino Ganiço.

Sem comentários: